Saberes e Sabores
“10 Anos A Promover a Interculturalidade”
Este projeto é fruto de um trabalho de proximidade com a população imigrante e instituições representativas dessas comunidades, nomeadamente as associações de imigrantes do Município do Seixal, que têm muito contribuído para a divulgação da sua cultura de origem, através de expressões diversas, como a gastronomia, artesanato, música, dança, teatro, etc. O resultado é um grande trabalho de equipa, em ambiente familiar, pois muitas instituições têm feito caminho connosco, desde a 1ª edição.
Sob o mote de “10 Anos a Promover a Interculturalidade” contamos com um programa que decorrerá de 8 a 12 de março, que contará com demonstrações culturais e algumas também gastronómicas de 14 países: Angola, Marrocos, Ucrânia, Colômbia, Timor Leste, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Espanha, Perú, Cuba, Turquia, Brasil e Portugal, com diversas representações regionais, incluindo a Ilha da Madeira, Soito da Ruiva, Alentejo e Óbidos. (Excerto da sinopse)
(Programa do Encontro Intercultural Saberes e Sabores)
Contos do Mundo (com Corsa Fortes), Oficina de Dança Tradicional da Guiné Bissau (com o coreógrafo Nazilha), Jantares e Almoços Temáticos (evolvendo Portugal, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil e Timor Leste, entre outras comunidades) e a Importância do Papel dos Consulados no Contexto das Migrações, assim como a Tertúlia Literária “Em Português Nos Dizemos” fazem parte deste Diálogo Aberto Entre Culturas – sentido como mais valia na prática da cidadania saudável.
Tendo em conta uma oferta cultural dirigida às escolas, Corsa Fortes propõe viabilizar a sua atuação mediante a narração de contos de África, Europa, América latina e o Médio Oriente, a ter lugar no dia 9 e 10 de Março.
Diz o ditado africano que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Enquanto narrador de histórias, entendo que essa aldeia deve beber estórias e histórias do Mundo inteiro (Corsa Fortes).