Intento de Espaço de Diálogo Intercomunitário, mediante a Divulgação e a Promoção Audiovisual de Atividades Sociais, Culturais, Artísticas e Desportivas, com foco em Almada e Seixal. (EXPERIMENTAL)
HOMENAGEM – CELINA PEREIRA
No dia 19 de Outubro a Santa Casa da Misericórdia de Almada, no Centro Social da Trafaria, homenageou a Nossa Diva, Celina Pereira. Nossa sentida tanto todo Cabo-verdiano como no todo Português
(Experiências com a Comunidade Cabo-Verdiana)
MARIA D’ASSIS
A DIÁSPORA Margem Sul não podia deixar passar esta oportunidade de diálogo com a cidadã, que responde pelo nome de Maria D’Assis Beiramar Lopes de Almeida, residente em Almada desde 1976. Candidata a Presidente da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.
Festa de Aniversário do Cretcheu
No dia 16 de Julho, o Cretcheu – Associação Cabo-verdiana de Almada comemorou o seu quadragésimo terceiro aniversário mediante a promoção de um almoço convívio na sua própria casa. Não faltou o tradicional prato de catchupa, e a música ao vivo contou com a atuação exemplar de vários amigos músicos.
Festival Cavala
Desta feita o Grupo Cavala fez jus ao nome e deu andamento à agenda anual, mediante a realização do aguardado Festival da Cavala.
Feito peixe para todo o paladar, a cavala foi o mote deste evento que também contou com uma perninha de torneio de futebol e muita animação musical..
Dia da Criança
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Criança, o Grupo Cavala fez-se grande na vontade e promoveu momentos de animação junto dos mais pequenos.
Zenaida Medina – Contos Cabo-Verdianos
No âmbito do II Encontro Internacional de Narração Oral da Lusofonia, Aqu’Alva Estória, tivemos o privilégio de ouvir a Zenaida Medina, uma figura importante do teatro cabo-verdiano, narrar uma adaptação da história “A Feiticeira e a Pombinha”. A narradora vive em Mindelo e faz parte da Associação Artística e Cultural Mindelact.
“A Feiticeira e a Pombinha”, PARTE II
Segunda parte do video “A Feiticeira e a Pombinha”, com Narração de Zenaida Medina, no âmbito do II Encontro Internacional de Narração Oral da Lusofonia, Aqu’Alva Estória.
TOCATINAS
Em junho de 2016, Calu, engenheiro, músico e compositor de coração, nos presenteou com esta tocatina, acompanhado de Beita, Saltazar e Jorge das Ilhas. Como sempre, não faltaram vozes a acrescentar momentos: a nossa querida Etel Almeida, também tocadora de teclado, a nossa Consagrada DIVA TITINA e a voz marcante do Cantor de coração, Coimbra.
Café B’EJO DE SODADE
“Desde a data da criação da OMCV (Organização das Mulheres de Cabo Verde), todos os anos, a 27 de março, onde quer que haja um grupo de mulheres cabo-verdianas, um simples passeio, uma almoçarada ou uma tarde de cuscuz e alguma animação, desta feita com direito a improviso teatral, servem de pretexto para se comemorar “O dia da Mulher Cabo-verdiana”
Torneio Solidário (TEXTO)
Ivone Cruz reside em Portugal, desde 2002. É Licenciada em Política Internacional e nutre o gosto pelas atividades desportivas e promoção de eventos junto da comunidade. Desta feita, a nossa Ivone (crioula a residir em Almada) e alguns amigos se construíram movimento em prol de uma causa merecedora de toda a nossa atenção.
Judite Paris (TEXTO)
A nossa Diva do desporto, a Atleta Judite Paris, fez da prática do andebol uma partilha generalizada e luta em prol da igualdade de géneros. Chegou a vestir as cores da seleção portuguesa e, do esforço deste desporto de pessoas inteligentes, formado escola de vida, foi buscar a sua postura de cidadã ciente dos seus direitos e deveres.
Ana Firmino (TEXTO)
A nossa Diva, Ana Firmino, vai buscar a sua veia artística no seio da menina extrovertida que já no colégio de freiras, em Alvalade, fazia parte de tudo que soubesse beber da arte do canto, da dança e do teatro. Da menina iniciada nas artes da cantaria pelo encanto do fado, viria a nascer uma das vozes femininas com nome inscrito na história das cantoras cabo-verdianas.
Baile de Carnaval (TEXTO)
O Grupo Cavala, feito Baile de Carnaval com Fartura, voltou a dar à Costa, em Caçilhas, no espaço Ginjal. Cerca de três centenas de pessoas escolheram festejar o Carnaval com o grupo que, pela positiva, tem surpreendido a comunidade, mediante a criação de um currículo de atividades populares que vão ao encontro da Comunidade que pretendem servir.
Desfile de Carnaval (TEXTO)