Início » Uncategorized » Encontro Intercultural de Saberes e Sabores 2017

Encontro Intercultural de Saberes e Sabores 2017


Pavilhão do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho


Sob o mote de “10 Anos a Promover a Interculturalidade”, o Encontro Intercultural Saberes e Sabores 2017 decorreu de 8  a 12 de março com demonstrações culturais de países como Angola, Marrocos, Ucrânia, Colômbia, Timor Leste, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Espanha, Perú, Cuba, Turquia, Brasil e Portugal, com diversas representações regionais, incluindo a Ilha da Madeira, Soito da Ruiva, Alentejo e Óbidos.

Este trabalho de proximidade e mais valida intercultural é fruto de uma parceria  entre o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, Junta de Freguesia de Corroios e a Câmara Municipal do Seixal. As associações de imigrantes do Município do Seixal  têm  contribuído para a divulgação da  sua cultura de origem, denotado neste  trabalho de equipa em ambiente saudável, através de mostras gastronómicas, artesanato, música, dança, teatro, entre outras expressões culturais.

IMG_0237

Associação Cabo-verdiana do Seixal – Direcção e Colaboradores

Instituições como a Associação Cabo-verdiana do Seixal, entre outras, têm participado neste evento desde a 1ª edição. Desta feita a Associação promoveu uma mostra literária de autores cabo-verdianos, algumas pinturas e peças de artesanato, entre outros produtos.

IMG_0167

Oficina de Dança Tradicional de Guiné Bissau

 

IMG_0301

Desfile de Trajes Tradicionais – Projeto Tutores de Bairro

IMG_0273

Animação Musical

IMG_0316

Homenagem ao Músico Angolano, Bonga

Contos do Mundo  com o contador de histórias de Cabo verde, Corsa Fortes, Oficina de Dança Tradicional da Guiné Bissau, com o coreógrafo Nazilha, Jantares e Almoços Temáticos, assim como, desfile de trajes tradicionais, animação musical e a Importância do Papel dos Consulados no Contexto das Migrações, ou ainda,  a Tertúlia Literária “Em Português Nos Dizemos” fizeram parte deste Diálogo Aberto Entre Culturas – sentido como mais valia na prática da cidadania saudável.

(Programa do Encontro Intercultural)

GALERIA DE IMAGENS