A Cavala Deu à Costa
No domingo, dia 19 de Fevereiro, o Grupo Cavala deu à costa entre o Miratejo e o Laranjeiro. O propósito desde Grupo (que vai buscar o nome ao peixe) foi a realização do tradicional Assalto de Carnaval à moda de Soncente (S. Vicente), terra onde o Carnaval é tradição antiga – feito Assalto em tom de festa, amigos, mascarados ou não, acompanhados de muito ritmo, apoderam-se momentaneamente do espaço alheio e fazem a festa, tendo em conta que sendo Carnaval, ninguém leva a mal.

MIRATEJO

LARANJEIRO
Desta feita, os tambores dominaram a marcação dos passos do desfile carnavalesco iniciado no já conhecido Ponto de Refêrencia cabo-verdiana no Miratejo; ou seja, no Restaurante do Djosa.
Ritmos de cola S.Jon, de Samba (a servir os propósitos da “Criolidade”) e letras adaptadas ao contexto Carnavalesco, foram os Motores desta vontade sentida, onde o eu se transforma em “Eu’s” coletivos e o grupo se denota Uno.
Os vários portos por onde a CAVALA deu à costa – Café o CANTINHO DA MAFALDA, Restaurante PASTORIA, Café B’EJO DE SODADE e o Café MÁDÁ – receberam com agrado, satisfação e grande envolvimento este assalto, que nas terras lusas ganham contornos culturais acrescidos (bastava ver os olhos e sorrisos graciosos dos mais pequenos).

LARANJEIRO

LARANJEIRO

LARANJEIRO

LARANJEIRO
Deste movimento de gente, destaco a vontade e a capacidade que o Grupo Cavala colocou no evento, o empenho musical dos tocadores de tambores e a alegria denotada pelos festeiros no encontro com o Carnaval que lhes vai na alma.
Como mais valia e encanto, deve ser referenciado a Crioula Tocadora de Tambor e os dois Irmãos Vestidos de MANDINGAS que se denotaram como cerejas no topo do bolo.

LARANJEIRO

LARANJEIRO

As saudações e motivações que o grupo foi recebendo pelas ruas por onde passavam serviram os propósitos iniciais deste desfile, simples e eficiente: denotar e partilhar momentos culturais com todos aqueles que aceitam o diálogo entre Povos.
Acredito que quando as pessoas se fazem Boa Vontade, “O mundo bom é rico e pode cuidar de todos”, como diria o nosso querido Charlie Chaplin.
Parabéns Grupo Cavala, Parabéns Festeiros e viva o Carnaval.
Corsa Fortes, Fevereiro 2017